O que é Diabetes? Suas Causas e tratamentos

Entenda Melhor O que é Diabetes? Suas Causas e tratamentos. Conhecido popularmente com açúcar alto no sangue, Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pelo aumento da glicose no sangue hiperglicemia (excesso de glicose no sangue). A doença é causada pela falta ou dificuldade na ação da insulina (hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue) que é produzido pelo pâncreas.

 

Sintomas da Diabetes:

Esses são alguns dos sintomas que podem indicar a diabetes, por isso é aconselhável fazer exame de glicemia regularmente (O que é Diabetes? Suas Causas e tratamentos).

  • Urinar muito;
  • Sede em excesso;
  • Muita fome;
  • Dores nas pernas ou formigamento;
  • Visão turva.

O que é Diabetes? Suas Causas e tratamentos

Diabetes tipo 1 (DM 1)

Este tipo de diabetes, também é conhecida como diabetes juvenil, representa de 5% a 10% dos casos da doença, e é resultado da destruição das células beta do pâncreas, com consequente deficiência de insulina. Na maior parte dos casos, a destruição das células beta é causada por autoimunidade, mas existem casos que não possuem evidências de processo autoimune. Estes últimos são conhecidos como diabetes idiopático (de origem desconhecida). Em geral costuma ocorrer em crianças e adultos jovens, mas pode ser desencadeado em qualquer faixa etária.

O que é Diabetes? Suas Causas e tratamentos

O que é Diabetes Suas Causas e tratamentos

 

Diabetes tipo 2 (DM 2)

Pode ser causado pela perda progressiva de função da célula beta e da capacidade  reduzida do organismo de utilizar a insulina, conhecida como resistência à insulina.

Esse tipo de diabetes ocorre quando a insulina produzida pelas células do pâncreas não é suficiente ou não age adequadamente. O pâncreas passa a produzir pouca insulina para as necessidades do organismo, tornando os sintomas perceptíveis (O que é Diabetes? Suas Causas e tratamentos)

 

Diabetes Gestacional

Durante a gravidez é necessário dar atenção especial ao diabetes, este fato ocorre em aproximadamente 4% de todas as gestações.  Geralmente, o diabetes gestacional se cura logo após o parto. Ocorrendo o caso de você ter desenvolvido diabetes gestacional, você pode desenvolver o diabetes tipo 2. Dessa forma, é importante manter os cuidados e ter acompanhamento médico com exames periódicos.

descubra como vencer a diabetes

 

Diabetes x Dificuldade Para Emagrecer

Diabéticos que fazem tratamento com insulina têm mais dificuldade para perder peso, porque se trata de um hormônio que estimula a formação e o estoque de gordura no organismo humano, explica Pedro Assed, endocrinologista membro da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Mas a interrupção do uso pode levar até mesmo à morte.

Para que esses indivíduos emagreçam, o trunfo está na prática de exercícios físicos diários. “A atividade física, além de aumentar a captação de glicose pelo músculo, promove a perda de peso e melhora a sensibilidade dos tecidos à ação da insulina”, diz o médico. Ele acrescenta ainda que uma alimentação regrada com boa quantidade de fibras e alimentos integrais ajuda a promover a saciedade fazendo o indivíduo sentir-se satisfeito com menores quantidades de comida.

 

O que é Diabetes? Suas Causas e tratamentos

descubra como controlar a diabetes

O Jose Antunes criou o Método Vencendo a Diabetes que reúne diversos estudos e pesquisas com comprovação científica sobre a diabetes. O que realmente funciona e o que não funciona. Tudo testado e comprovado cientificamente.

 

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge